top of page

O Cine Caeté, organização voluntária e sem fins lucrativos, nasceu em 2010 da iniciativa de Diana Almeida e Renata Gual, residentes no distrito de Caeté-Açu, conhecido como Vale do Capão, na Chapada Diamantina. O objetivo sempre foi compartilhar obras cinematográficas, e assim promover mais uma atividade cultural no contexto de uma comunidade rural. Nossa proposta é trabalhar o cinema enquanto educação, promoção de cultura e ponto de encontro, semeando o diálogo, a reflexão e a troca de saberes. 

 

Promovemos exibições de filmes em dois pontos da comunidade: na Biblioteca Comunitária e no Coreto da vila.  A Biblioteca Comunitária já apresentou clássicos do cinema mundial e dos chamados ''filmes de arte'', voltados para um público mais familiarizado com a linguagem cinematográfica. As projeções na biblioteca também já aconteceram em formato de ciclos temáticos mensais, e com o tempo as sessões foram reformuladas.

 

O Coreto da vila, ponto central na vida da comunidade do Vale do Capão, teve desde o início um foco predominantemente voltado para obras do cinema nacional e uma preocupação curatorial de exibir filmes que pudessem atrair diferentes tipos de público, de jovens e crianças até adultos e idosos. Com uma programação inicialmente quinzenal e hoje mensal, nesses anos de trajetória esta ação afirmou-se como evento cultural importante na vida comunitária, contribuindo para a difusão do cinema nacional, ampliando os conhecimentos do público do audiovisual já existente e contribuindo para a formação de novo público. 

 

O Cine Caeté conta com parcerias importantes como a Escola Municipal de Caeté-Açu, que promove conjuntamente ao coletivo movimentos de cinema fora da sala de aula e movimenta ações comunitárias em períodos como a Semana do Meio Ambiente.

bottom of page